Entrada instintiva

FNACHoje a tarde eu fui na FNAC da Av. Paulista babar em algumas TVs de alta definição e ver algumas revistas importadas e pela segunda vez reparei nas “antenas” de segurança na entrada da loja, esses sensores que apitam quando alguém sai com algum produto portando uma RFID (veja a foto).

Cada divisão desse sensor possui um outro sensor óptico com um contador digital de número vermelhos. Ele processa e indica quantas pessoas entram na loja de forma discreta e eficiente, só que cada divisão tem o seu próprio sensor. Qualquer dia eu vou tirar uma foto e postar aqui.

Tudo isso só pra contar que a divisão do meio era a que mais possuia acessos. Sem contar que sentei e fiquei observando as pessoas entrarem. Tinha gente que desviava para passar no meio. Fui remetido ao meu primeiro post: As pessoas interagem com os ambientes onde estão inseridas. A simetria da entrada e a eqüidistância das portas parece fazer sentido aos clientes, os quais acabam escolhendo o centro.

Depois do centro, o lado direito era o segundo mais “visitado”.

Nada demais. Não sou analista e nem sei de teorias psicossomáticas nem behaviorismo. Só achei o caso interessante.

Dica dos comentários e de CONSUMO:
Livro: Vamos às Compras!: a Ciência do Consumo de Paco Underhill



Tags: ,

Posts relacionados:


2 Comentários Feed dos comentários »

  • Elton disse:

    Fabio,

    Este tipo de comportamento nas lojas é interessante e não é ocasional. Tem um livro cahamado Vamos às Compras do Paco Underhill que fala de pesquisas de comportamento no ponto de venda.
    Para testar, volte na loja e veja se a maioria do pessoal depois que entra vira à direita.

    Abs

    Responder esse comentário

  • W Brown disse:

    Num post do blog serendipidade, descobri através de uma curiosidade do blogueiro que o meio influencia diretamente na vida das pessoas, fazendo que elas tomes decisões instintivas sem perceber que o fazem.

    Diz o post de lá que os transeuntes (sempre quis escrever transeuntes) da Fnac da Paulista insistem em entrar pela entrada do meio da loja, desviando até das “entradas laterais”. E a Fnac conta isso!

    http://chamberlaws2.blogspot.com/2007/07/layout-importante.html

    Responder esse comentário

Deixe um comentário

Nome (obrigatório)
Email (obrigatório - não será mostrado)
Site

Capacidade de fazer descobertas importantes por acaso


Aportuguesamento de Serendipity. Palavra formada por Serendip ou Serendib (do árabe Sarandíb), antigo nome do Sri Lanka, + sufixo -ity, palavra criada em 1754 por Horace Walpole no conto de fadas Os três príncipes de Serendip, cujos heróis sempre faziam descobertas acidentalmente ou por sagacidade de coisas que não procuravam

Você tem serendipidade?
Leia um post aleatório

Categorias

Compre o livro

Assine este blog

Digite seu email:

Drops Twitter

Top Comentários

Top 5 Leitores com mais comentários no ano:

  • Gratuidade (2)
  • Alan (1)
  • Gilberto Pavoni Jr. (1)
  • Chan (1)
  • Maurício Bastos (1)
  • Calendário

    junho 2007
    S T Q Q S S D
    « mai   jul »
     123
    45678910
    11121314151617
    18192021222324
    252627282930  

    Arquivos

  • 2010 (5)
  • 2009 (41)
  • 2008 (91)
  • 2007 (115)
  • 2006 (146)
  • 2005 (111)
  • Diversos



    Geo-Serendipidade
    GeoURL
    Technorati





    Creative Commons License
    Obra licenciada pela
    Creative Commons

    Palavras soltas

    Livros Indicados

    Links

    Ajude!

    Filantropia.org

    Atos Instintivos

    O que são “Atos Instintivos” ?
    Aqui estão sendo mostradas as fotos de Atos Instintivos.